quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O futuro de cada dia




Anne Carolynne Bogo
Verônica Bender Haydu
Camila Muchon de Melo

Poluição, desmatamento, variações do clima – esses e outros são problemas globais enfrentados hoje. Partindo do pressuposto de que toda ação tem consequências e de que essas consequências podem também ser globais, há campanhas e iniciativas que buscam promover mudanças na tentativa de resolver esses problemas. Um exemplo é o fato de algumas redes de supermercado oferecerem ao cliente sacolas retornáveis para ele comprar e usar no lugar de sacolas degradáveis. No entanto, ainda não é suficiente o número de pessoas que aderiram ao uso de sacolas retornáveis nas compras cotidianas, uma vez que a praticidade e a comodidade têm falado mais alto em situações como essa. Os problemas globais enfrentados atualmente exigem que algo seja feito.
Precisamos estar mais sensíveis às consequências de nossas ações. Quando tomamos uma decisão ou fazemos alguma coisa, geralmente o fazemos por razões imediatas. Raramente consideramos o fato de que algumas consequências de nossas ações se estendem no tempo e, por isso, podem ter outros efeitos além dos desejados imediatamente. Estar mais sensível aos efeitos em longo prazo significa considerar o impacto futuro do que fazemos, que pode ser tanto em nossa vida, como na vida daqueles que nos cercam. O aumento no número de automóveis utilizados nas grandes cidades impactou diretamente a qualidade do ar e a saúde das pessoas. A cada ano cresce o número de casos de doenças respiratórias decorrentes da poluição do ar – algo que afeta tanto as gerações atuais, quanto as gerações futuras. Entrar em contato com as consequências distantes do comportamento pode contribuir para aumentar as chances de escolher outras ações.
Há ainda outras estratégias que aumentam a probabilidade de agir de modo diferente. Algumas redes de supermercado têm apostado, por exemplo, em conceder descontos para os clientes que não utilizam sacolas degradáveis. Nesse caso, usar sacolas retornáveis para carregar as compras torna-se uma escolha financeiramente mais atrativa. Ações como essa procuram estabelecer uma “concorrência” entre aquilo que é importante para as pessoas: ganho financeiro e praticidade. A praticidade pode ser muito importante para algumas pessoas e uma forte característica de algumas práticas. Por outro lado, a questão financeira pode, para algumas pessoas, superar em importância a praticidade. Assim, seria possível aumentar as chances de que as pessoas escolham coisas que contribuam para melhores condições globais e que também tragam benefícios pessoais.
É muito mais cômodo ir ao supermercado sem a preocupação de levar suas próprias sacolas, ou sair com seu carro próprio mesmo que para percorrer uma pequena distância. Mas os efeitos em longo prazo dessas práticas trouxeram prejuízos como os citados acima. Considerar as consequências em longo prazo e planejar condições que tragam também benefícios imediatos são estratégias que podem ser implementadas no cotidiano como forma de realizar uma mudança em algumas práticas. São pequenas mudanças que podem fazer grandes diferenças no futuro.

Para mais informações, consulte:

Abib, J. A. D. (2010). Sensibilidade, felicidade e cultura. Temas Em Psicologia, 18(2), 283–293.

Todorov, J. C. (2011). A trava no olho de cada um. Perspectivas em Análise do comportamento, 2(1),21-24.


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