quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Faça Ciência como uma garota!

 

Wilson Beraldo e Carolina Bori, durante reunião do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em 1989 (Folha de São Paulo, 22/03/1989, Caderno 8)

Fernanda Torres Sahão
Valquiria Maria Gonçalves

    No dia 11 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Criada pela ONU em 2015, a data tem como objetivo honrar nomes de cientistas mulheres que fizeram história, além de inspirar e engajar outras meninas a seguirem na área, bem como evidenciar o debate sobre a desigualdade de gênero que também ocorre na área científica. Aproveitando a celebração da data, em 2019, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) criou o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” para homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as futuras cientistas do país. O prêmio recebe o nome de Carolina Bori em homenagem à primeira mulher presidente da SBPC e à sua notória contribuição para o desenvolvimento científico brasileiro.

    Carolina Martuscelli Bori participou de lutas para o desenvolvimento da Psicologia e da Ciência no Brasil. Participou ativamente na SBPC e em outras sociedades científicas. Foi uma das principais responsáveis por tornar a Psicologia uma profissão no Brasil, contribuindo fortemente para a aprovação da lei que regulamentou a profissão de psicólogo e criou os cursos de graduação em psicologia no país. Além disso, sempre lutou por uma formação científica sólida dos estudantes, defendendo a obrigatoriedade de que parte da formação de pós-graduandos envolvesse trabalhos de campo ou laboratório (Kerbauy, 2004), dando ênfase à formação metodológica e científica. 

    Além da sua importância para a Ciência e Psicologia como um todo no Brasil, Bori teve um papel essencial para repensarmos a Educação no país, sendo a principal referência da Programação de Ensino, área de pesquisa e tecnologia de ensino desenvolvida a partir dos princípios da Análise Experimental do Comportamento (AEC). Sua principal contribuição se deu pela ênfase e preocupação em ensinar comportamentos relevantes para a vida dos aprendizes, ao invés do tradicional ensino de conteúdos previamente listados e que seriam reproduzidos da mesma forma pelos alunos.

    A Programação de Ensino de Carolina Bori ainda é estudada e desenvolvida, agora com o nome de Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). Essa área de pesquisa envolve a produção de conhecimento a respeito da descoberta de comportamentos relevantes a serem ensinados, construção de programas de ensino para ensiná-los e avaliação das condições e dos resultados do procedimento de ensino, resultando na comunicação das descobertas realizadas. Carolina Bori revolucionou o ensino de Psicologia Experimental e outras áreas, além de orientar mais de 100 teses e dissertações, sempre preocupada em formar pesquisadores e produzir conhecimento (Kerbauy, 2004), dando condições para que seus orientandos e os orientandos desses orientandos continuassem o seu legado, até os dias de hoje.

    Dando continuidade ao desenvolvimento das contribuições iniciadas pela professora Carolina Bori, várias pesquisas em PCDC têm sido desenvolvidas recentemente por pesquisadores e estudantes em diferentes universidades do país. Destaca-se que boa parte dessas pesquisas são desenvolvidas por mulheres (Agassi, 2013; Archer, 2020; Canali, 2017; Carvalho, 2015; Costa, 2019; De Paula, 2019; Gonçalves, 2015; Kawasaki, 2013; Kienen, 2008; Lopes, 2020; Luiz, 2013; Neri, 2017; Panosso, 2020; Rosa, 2020; Russi, 2016; Sahão, 2019; Silva, 2017; Suhett, 2017; Viecili, 2008; Yoshiy, 2018), contribuindo para a produção de conhecimento e desenvolvimento de comportamentos relevantes em diversos contextos de atuação do psicólogo (e.g. organizações, clínica, educação, trânsito).

    Dessa forma, com tantas contribuições à Ciência, Psicologia e Educação, Carolina Bori segue inspirando pesquisas e pesquisadores. Além disso, inspira particularmente mulheres a ocupar espaços na área científica e a contribuir com a produção de conhecimento. Segue um relato a respeito da postura de Carolina Bori nas reuniões da SBPC:

“De compleição franzina e delicada, de voz mansa e suave, de comportamento cordial e educado, de repente Carolina Bori se transfigura. Ela se altera, se agita, eleva a voz. Quem a vê nessas ocasiões, não a reconhece. Aliás, acho que não a conhece! Porque quem a conhece (e, por isso, a admira), sabe que, nessas ocasiões, Carolina Bori está simplesmente extravasando com vigor e firmeza, um dos traços mais marcantes de sua fascinante personalidade: a defesa intransigente de seus princípios e de suas idéias. Ela não arreda pé de suas convicções. A menos, é claro, que seja convencida disso. De qualquer forma, ultrapassada a batalha verbal, quer tenha convencido ou tenha sido convencida, ela volta imediatamente à voz mansa e suave, como se nada houvesse acontecido de diferente (Freire-Maia, 1998, p. 190).

    Nesse sentido, espera-se que cada vez mais as mulheres na Ciência possam ter voz e serem escutadas. E que as condições no contexto acadêmico e científico sejam mais favoráveis à participação e permanência de mulheres e ao reconhecimento de suas carreiras e contribuições. Que a postura e o trabalho da professora Carolina Bori incentivem mulheres a lutar por seu espaço e a expor e defender suas ideias. Assim, lute como uma garota. Faça Ciência como Dona Carolina!

Referências

Agassi, I. (2013). Avaliação da eficácia de um programa de condições de ensino para desenvolver ou aperfeiçoar a cadeia de classes de comportamentos "ler textos em contexto acadêmico" como parte do repertório de estudantes de cursos de graduação (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122737.

Archer, A. B. (2020). Avaliação da efetividade de um programa de ensino para desenvolver comportamentos profissionais. (Tese de Doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Canali, G. Z. (2015). “Dirigir defensivamente em vias públicas”: Caracterização das classes de comportamentos (Dissertação de Mestrado), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000217417

Carvalho, G. S. (2015). “Estabelecer objetivos de ensino”: Um programa de ensino para capacitar futuros professores (Dissertação de Mestrado), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000209719

Costa, E. N. F. (2019). Autogerenciamento: Sistematização do conceito e caracterização analítico-comportamental (Dissertação de Mestrado), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil. http://www.uel.br/pos/pgac/wpcontent/uploads/2020/03/Autogerenciamentosistematizacao-do-conceito-e-caracterizacao-analitico-comportamental.pdf

De Paula, J. P. (2019). Elaboração e avaliação de um programa de ensino para treinar líderes organizacionais a “capacitar os liderados para realizarem as atividades de trabalho”. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil. http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2020/01/Elaboracao-e-avaliacao-de-um-programa-de-ensino-para-treinar-lideres-organizacionais-a-capacitar-os-liderados-para-realizarem-as-atividades-de-trabalho.pdf

Freire-Maia, A. (1998). Carolina SBPC Bori. Psicologia USP, 9(1), 189-190. https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/107772/106125

Gonçalves, V. M. (2015). Avaliação da eficiência de um programa de ensino para capacitar estudantes de graduação em Psicologia a “definir variáveis relacionadas a processos comportamentais”. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000202697

Kawasaki, H. N. (2013). Avaliação da eficiência de um programa de contingências para desenvolvimento de comportamentos da classe “caracterizar comportamentos-objetivo” a profissionais de uma organização não-governamental do campo da educação.  (Dissertação de mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123011

Kerbauy, Rachel Rodrigues. (2004). A presença de Carolina Martuscelli Bori na psicologia. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 6(2), 159-164. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452004000200002&lng=pt&tlng=pt

Kienen, N. (2008). Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. (Tese de Doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92016.

Lopes, V. D. (2020). Treinamento de pais: Comportamentos para promover a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2020/12/Victoria-Druzian-Lopes-Treinamento-de-pais-comportamentos-para-promover-a-aprendizagem-de-comportamentos-cooperativos-em-criancas-com-TEA.pdf

Luiz, F. B. (2013). Classes de comportamentos-objetivo de aprendizagem de história derivadas de documentos oficiais. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123147

Neri, N. J. M. (2017). Caracterização da classe geral de comportamentos “Capacitar os liderados a se comportarem de forma produtiva e significativa diante das situações de trabalho com as quais precisam lidar”: Uma contribuição analítica comportamental. (Dissertação de Mestrado), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000215828.

Panosso, M. G. (2019). Elaboração e avaliação da eficiência e eficácia de um programa de ensino para capacitar professores a avaliar e a intervir em situações de bullying escolar. (Tese de Doutorado), Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/12155/Tese%20Mariana%20Gomide%20Panosso%20P%C3%B3s-defesa%20-%20Copia.pdf?sequence=1

Rosa, C. B. (2020). Proposição de comportamentos-objetivo: adaptação e avaliação de um programa de capacitação para professores do ensino fundamental II. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2020/09/Camila-Bianconi-Rosa-Proposicao-de-comportamentos-objetivo-um-programa-de-capacitacao-para-professores-do-ensino-fundamental-II.pdf

Russi, E. K. (2016). Identificar os comportamentos básicos componentes da classe geral de comportamentos denominada "Conduzir veículo motorizado" conforme o código de trânsito brasileiro. (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. Brasil. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/47339

Sahão, F. T. (2019). Saúde mental do estudante universitário: Comportamentos que favorecem a adaptação ao ensino superior. (Dissertação de Mestrado), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2019/08/Saude-mental-do-estudante-universitario-comportamentos-que-favorecem-a-adaptacao-ao-ensino-superior.pdf

Silva, N. L. F. (2017). Classes de comportamentos constituintes da classe geral "mediar conflitos de trabalho no contexto organizacional". (Dissertação de Mestrado), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000213343.

Suhett, L.B.R. (2017). Análise do Comportamento e formação de pedagogos: Contribuições a partir do exame das Diretrizes Curriculares Nacionais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2017/05/An%C3%A1lise-do-comportamento-e-forma%C3%A7%C3%A3o-de-pedagogos-contribui%C3%A7%C3%B5es-a-partir-do-exame-das-diretrizes-curriculares-nacionais.pdf

Viecili, J. (2008). Classes de comportamentos profissionais que compõem a formação do psicólogo para intervir por meio de pesquisa sobre fenômenos psicológicos, derivadas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia e da formação desse profissional. (Tese de Doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91417

Yoshiy, S.M. (2018) Gerenciamento de tempo: elaboração de um livro autoinstrucional para estudantes universitários. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2018/05/Gerenciamento-de-tempo-elabora%C3%A7%C3%A3o-de-um-livro-autoinstrucional-para-estudantes-universit%C3%A1rios.pdf


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