Fernanda Torres Sahão
Natália Gomes Soares
Shimeny Michelato
Nádia Kienen
Estudar é uma atividade exigida desde a
entrada no sistema formal de ensino e mantém-se como uma exigência mesmo depois
que os profissionais já estão formados. Além disso, estudar é uma atividade
socialmente valorizada: os pais dizem aos filhos que é preciso estudar para ter
uma profissão e uma vida melhor, os professores cobram de seus alunos que
estudem. No entanto, raramente se ensina deliberadamente como estudar, como se essa
fosse uma atividade simples ou que ocorresse naturalmente. Para a Análise do
Comportamento, estudar é um processo comportamental complexo composto por diversos
outros comportamentos (também chamados de pré-requisitos), de modo que é necessário
desenvolver vários comportamentos a fim de que se possa estudar com eficácia.
Além disso, esse comportamento é resultado de aprendizagem e pode ser ensinado
e aprimorado.
Devido à complexidade envolvida no estudo,
estratégias para facilitar esse processo podem ser utilizadas antes, durante e
após o estudo. Dentre as estratégias de pré-estudo, daremos ênfase à avaliação
e administração do tempo disponível para estudar, já que essas são estratégias fundamentais
para quem precisa organizar seus estudos ao longo do tempo. Para melhor
gerenciar o tempo existem alguns passos que podem ser seguidos: 1. Diagnosticar
o uso do tempo 2. Estabelecer objetivos para a vida acadêmica, pessoal e
profissional 3. Definir as atividades que precisam ser realizadas para alcançar
os objetivos e 4. Organizar as atividades ao longo do tempo.
Muitas
vezes afirmamos “não termos tempo” para fazer as atividades que a universidade exige,
para ler livros e ver filmes, para sair com os amigos e para descansar. Um
primeiro passo para “encontrarmos” tempo é analisar o tempo que temos utilizado
com cada atividade. Para isso, uma boa estratégia é registrar as atividades
realizadas ao longo do dia, bem como o horário e a duração delas (veja um modelo de tabela para efetuar esse registro clicando aqui). Deve-se anotar tudo: desde
atividades de higiene pessoal (ex.: escovar os dentes, tomar banho) até atividades
acadêmicas (ex.: estudar para uma prova considerada difícil). Feito esse
registro, é possível começar a descobrir “o que se tem feito com o tempo” a fim
de administrá-lo melhor.
Além
de descobrir como tem gasto o tempo, é importante estabelecer objetivos para a vida acadêmica, pessoal e
profissional, o que possibilitará definir limites e prioridades. Isso é
importante para realizar, em sua rotina, aquilo que é coerente com o que quer
fazer em longo prazo. Para estabelecer objetivos, podemos pensar em três
âmbitos da nossa vida que devem ser considerados: (1) a vida acadêmica, (2) a
vida pessoal e (3) a vida profissional.
Quanto
à vida acadêmica, é necessário identificar o que priorizar dentre tantas
possibilidades de aprendizado. “Será que é preciso tirar 10 em todas as
disciplinas? Ou será que posso conciliar meu tempo de estudo com outras
atividades que poderiam trazer benefícios à minha formação?”. Em relação à vida
pessoal, é importante que haja tempo para relações sociais, atividades de
descanso e de lazer, atividade física etc. e, para isso, também é necessário
refletir sobre quais são as prioridades e reservar um tempo para elas. Por
último, e talvez o mais difícil, diz respeito à vida profissional. Estando na universidade,
com tantas coisas para aprender, os objetivos relacionados ao que fazer depois
de formados podem acabar sendo esquecidos, resultando em sentimentos de
ansiedade e despreparo. Ao parar para pensar nesses fatores, é possível direcionar
melhor o que fazer, dando mais sentido às atividades que têm realizado, o que
pode contribuir para uma vida pessoal, acadêmica e profissional mais efetiva e
que produza maior satisfação.
Estabelecidos
os objetivos, é hora de definir as
atividades que precisam ser realizadas para alcançá-los. Suponha que para a
vida acadêmica, você tenha estabelecido que quer fazer uma Iniciação
Científica. Para isso, é preciso encontrar um professor que trabalhe com um
assunto que seja de seu interesse e conversar com ele sobre essa possibilidade.
Para a vida pessoal, você pode esperar sair mais com seus amigos, reservando um
dia da semana para isso. Já no âmbito profissional, talvez você queira conhecer
melhor quais áreas de atuação estão disponíveis, suas dificuldades e seus
benefícios. Um modo para descobrir isso seria conversar com ex-alunos e até
mesmo professores, assim como assistir a palestras etc.
Depois
de ter noção de como tem utilizado o tempo disponível, de estabelecer os
objetivos e as atividades para alcançá-los, é preciso colocar tudo isso no
“papel”. Um planejamento das atividades requer uma organização delas, de acordo
com as urgências, prioridades e dificuldades. A utilização de algum instrumento
para registro das atividades pode ser útil nesse momento, evitando o
esquecimento e até mesmo a procrastinação. Há vários recursos disponíveis, desde
agendas, bloco de notas, post-it, aplicativos
no celular ou computador, lousa, calendários (...) as opções são infinitas!
Fazer uma lista de todas as atividades que
tem para a semana é extremamente importante, pois possibilita uma visão mais
geral do que deverá ser realizado. Posteriormente, é necessário determinar quanto
tempo será requerido para realizá-las, bem como quando irá fazê-las. Levar em
consideração o período do dia em que se sente mais disposto, separando esse
momento para fazer atividades mais complexas ou que considera mais difíceis
também pode ser útil. Lembre-se de reservar um tempo após a realização da
atividade para fazer algo que considera prazeroso, como comer, passear com o
cachorro, ver TV etc.. Além do planejamento em curto prazo (semanal), é
importante ter um calendário visível, para o planejamento em longo prazo, no
qual datas importantes como provas, trabalhos e seminários fiquem destacados,
permitindo assim planejar tudo com antecedência evitando o acúmulo de atividades.
Vale
destacar que as informações aqui apresentadas não devem ser seguidas como
regras fixas, ou “receitas” prontas para uma gestão perfeita do tempo, mas sim
como algumas dicas para auxiliar na identificação de fatores que podem estar relacionados
ao seu desempenho acadêmico. Aprender a gerir o tempo é também importante para
a vida profissional, permitindo articular metas a serem atingidas com uma
manutenção da vida pessoal, aumentando consequentemente a motivação para o
trabalho e produzindo mais qualidade de vida.
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